Protocolo Versão 002
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Protocolo Versão 002
Protocolo
1-Planejamento
O planejamento de uma operação deve observar alguns pontos importantes:
Comando:
Em missão, entende-se como COMANDANTE aquele que é designado para comandar e entende-se como comandado, aquele que obedece as ordens incondicionalmente, independente do procedimento estar correto ou errado.
Briefing:
O briefing é o momento obrigatório de planejamento, onde o comandante(seja por patente ou por designação) explana as informações e monta um plano de vôo ação do COA na missão. Cabe ao comandante aceitar ou não opiniões.
Debriefing:
O debriefing é o momento obrigatório de relatório final da missão, onde o comandante (seja por patente ou por designação) explana os fatos ocorridos positivos ou negativos. Cabe ao comandante aceitar ou não opiniões, porém o comandado tem o dever de informar no caso de quebra de protocolo.
O ponto de inserção:
O ponto de inserção é elaborado pela infantaria mais cabe ao COA definir se o ponto solicitado é viavel ou não, se nao viavel deve oferecer um novo ponto de inserção.
O avanço:
O avanço da base até o ponto de inserção deve-se observar a topografia e a configuração do horizonte de forma a evitar ao máximo a detecção pelo inimigo.
Apoio a tropa:
É sempre importante ter uma equipe disponível na base para dar apoio a tropa tanto para extração como para supremacia aérea.
Dissimulação:
É possível empregar a dissimulação, fazendo com que o inimigo pense que esta acontecendo uma coisa enquanto na realidade não: Por exemplo, se a inserção se dará pelo NORTE, a utilização de uma isca ao SUL fará o inimigo tomar aquela direção, liberando o setor de inserção.
2-Equipamento
- M4A1 (X1)
- 30Rnd. STANAG (4X)
- Smoke Granade Purple/Blue (1X)
- Smoke Grenade Green (1X)
- Smoke Grenade Red (1X)
- Smoke Grenade Yellow (1x)
- Smoke Grenade Orange (1x)
- Compass (Bússola - 1X)
- Watch (Relógio - 1X)
- Binoculars (Binóculos - 1X)
- Map (Mapa - 1X)
- GPS (1X)
- Night Vission (1x)
3-Base
3.1-Protocolo de Base
Hierarquia:
A hierarquia considerada será somente a interna.
3.2-Formações
Linha:
Emprego em Reconhecimento aéreo ou em combate aéreo a grandes distancias
Coluna:
Emprego na movimentação para inserção e ataques aéreos em unidades no solo
3.3-Comunicações
Internas:
Não necessitam de chamada, possibilitando identificação e informação diretamente em primeira instância
Externas:
Ao comunicar-se inter-comandos é necessário primeiro efetuar a chamada de comunicação e, após a passagem das informações, encerrar a chamada.
3.4-Movimentações
Baixa:
Ao conduzir a aeronave em território fora da base deve-se movimentar de forma rápida e a baixa altitude a fim de evitar ser detectado por radares inimigos.
4-Ordem
4.1-Protocolo de Ordem
4.2-Apresentação
Apresentação individual:
O combatente aos e apresentar individualmente deve se aproximar a cerca de 2 metros de distância do comandante, apresentar armas, se identificar e pedir permissão para reagrupar ou ordens;
O Combatente aguardará a resposta do comandante para descansar armas e prosseguir a destino.
Apresentação de Turma:
A turma será apresentada pelo seu comandante;
O comandante deve comandar apresentar armas à sua equipe, se aproximar a cerca de 2 metros do superior, apresentar armas, identificar-se, apresentar a turma e solicitar permissão para entrar em forma ou ordens;
O combatente deverá aguardar a resposta do comandante para descansar armas e prosseguir a destino.
4.3-Postura
Em forma:
O combatente sempre que em formação deve permanecer totalmente imóvel e atento às ordens, de prontidão para executá-las.
Em Comunicação;
O combatente deve sempre manter o silêncio no rádio e manifestar somente comunicações importantes. Em regra, solicite permissão para se pronunciar, salvo em ambiente de combate ou simulação acadêmica.
Na Chegada:
O combatente deve sempre solicitar permissão como disposto acima e nunca interromper uma comunicação contemporânea a sua chegada, para isso serve a Apresentação Individual.
Na Saída:
O combatente nunca deve sair repentinamente, salvo caso de força maior (os casos fortuitos devem ser comunicados)
Força Maior: Situação imprevisível e inevitável.
Caso Fortuito: Situação Previsível e Inevitável
Sempre comunique o comandante de sua saída, é necessário solicitar permissão para sair quando o evento for agendado, ainda que não convocado.
Operação em Andamento
O combatente nunca deve interromper a comunicação, como disposto acima, portanto deve permanecer no dispositivo de formatura e aguardar o regresso das tropas em operação.
5-Operação
5.1-Protocolo de Operação
5.2-Pré Operação
Antes de qualquer operação será feito o plano de voo.
5.3-Fogo
Fogo de Resposta:
Somente abra fogo se atirarem primeiro, salvo quando mediante ordem.
Ordem de Fogo:
A ordem será feita mediante a solicitação de suporte aéreo
5.4-Queda de Aeronave
Abatido:
O piloto quando abatido e apos ter sobrevivido a queda da aeronave, perde a comunicação via radio e devera voltar para a base por meios de sobrevivencia sem efetuar comunicaçao por radio. Se por acaso existir uma equipe de busca e resgate o piloto devera efetuar comunicação visual por meio de granadas de fumaça.
5.5-Transporte
Assa Fixa:
O transporte de tropas por assa fixa devera ser efetuado pelo AC-130 ou MV-22.
O AC-130 devera ser usado para deixar transporta tropas de um aeroporto ao outro ou Transporta tropas para zona de salto.
O MV-22 sera usado no transporte de tropas para zona de salto ou inserção/extração em zonas vermelhas com anti-aéreos
Assa Rotativa:
O transporte de tropas por assa rotativa devera ser efetuado MH-60 ou UH-1Y.
O MH-60 é uma helicóptero médio capaz de transporta 16 combatentes para inserção/extração em zonas vermelhas sem anti-aéreos, o MH-60 pode providenciar também cobertura aérea para as tropas em solo
O UH-1Y é uma helicóptero médio leve capaz de transporta 8 combatentes para inserção/extração em áreas pequenas, capaz de realizar inserções/extração rápidas de tropas. Deve-se evitar seu uso em zonas vermelhas.
6-Zoneamento
6.1-Protocolo de Zoneamento
Zona Verde:
São zonas seguras, livres de qualquer contato.
Zona Amarela:
Zonas de contato mas ainda não em combate
Zona Vermelha:
Zona de Combate. A zona amarela se torna vermelha quando do inicio do combate e se estende conforme ocorrer o combate.
7-Veículos
7.1-Protocolo de Veículos
7.2-Proteção
Quando encarregado de fazer a cobertura aérea o helicóptero devera circular a tropa a fim de manter um avanço seguro das tropas em solo.
Na hora de fazer a inserção/extração por assa rotativa em zona vermelha devera sempre ser realizada por 2 helicópteros, enquanto 1 pouso para embarque/desembarque das tropas o outro fica no ar logo acima dando cobertura.
7.3-Desembarque
O desembarque deverá observar a cobertura dos edifícios ou arvores; Nunca o veículo irá parar totalmente: O desembarque será em uma curta janela de tempo em baixa velocidade através do Eject.
7.4-Cobertura
A cobertura a uma inserção/extração deve ser feita com um helicóptero circulando em volta do helicóptero em solo num raio pequeno.
7.5-Estacionamento
Os veículos aéreos devem ser estacionados na grama fora da área de táxi da base sempre com o bico em direção a pista. Apenas será usada a pista de táxi para estacionamento momentâneo no caso de embarque/desembarque de tropas.
8-Comunicação
8.1-Protocolo de Comunicação Visual
8.2-Codificação
Granada Verde: Zona Segura
Granada Amarela: Zona Amarela
Granada Vermelha: Zona de Combate
Granada Laranja: Zona não reconhecida
Granada Roxa/Azul: Posição de Tropas Aliadas
Redefinições:
A codificação das cores poderá ser redefinida durante o planejamento da operação; A validade da redefinição encerra ao fim da missão.
8.3-Emprego
Sinalização de Zoneamento (Verde, Amarela e Vermelha):
Emprega-se a sinalização de zoneamento para sinalizar às outras tropas a situação do local.
Sinalização de Tropas Aliadas:
Emprega-se a sinalização de tropas aliadas para sinalizar às outras unidades, principalmente de apoio, a posição das tropas que receberão apoio e/ou reforços; Utilizado também para sinalizar ponto de extração.
Sinalização de área Não Reconhecida:
Emprega-se a sinalização de não reconhecimento para que as tropas permaneçam alertas e, logo que possível, reportem a situação de reconhecimento do local; Também será utilizada para comunicar outras tropas de que esta sob fogo mas não identificou a posição dos inimigos.
Apoio de Fogo:
Para sinalizar a posição de inimigos deverá ser utilizada a granada vermelha, pois é o sinalizador de combate.
8.4-Granadas Luminosas
Zoneamento:
Serão empregadas no período noturno para sinalizar zoneamento e leitura da situação de forma ampla.
Codificação:
- Verde = Zona Segura
- Laranja = Zona de Risco: Sem reconhecimento, mas com possíveis/prováveis contatos.
- Amarela = Zona de Contatos
- Vermelha = Zona de Combate
- Azul/Roxa = Tropas aliadas ocupando o local
1-Planejamento
O planejamento de uma operação deve observar alguns pontos importantes:
Comando:
Em missão, entende-se como COMANDANTE aquele que é designado para comandar e entende-se como comandado, aquele que obedece as ordens incondicionalmente, independente do procedimento estar correto ou errado.
Briefing:
O briefing é o momento obrigatório de planejamento, onde o comandante(seja por patente ou por designação) explana as informações e monta um plano de vôo ação do COA na missão. Cabe ao comandante aceitar ou não opiniões.
Debriefing:
O debriefing é o momento obrigatório de relatório final da missão, onde o comandante (seja por patente ou por designação) explana os fatos ocorridos positivos ou negativos. Cabe ao comandante aceitar ou não opiniões, porém o comandado tem o dever de informar no caso de quebra de protocolo.
O ponto de inserção:
O ponto de inserção é elaborado pela infantaria mais cabe ao COA definir se o ponto solicitado é viavel ou não, se nao viavel deve oferecer um novo ponto de inserção.
O avanço:
O avanço da base até o ponto de inserção deve-se observar a topografia e a configuração do horizonte de forma a evitar ao máximo a detecção pelo inimigo.
Apoio a tropa:
É sempre importante ter uma equipe disponível na base para dar apoio a tropa tanto para extração como para supremacia aérea.
Dissimulação:
É possível empregar a dissimulação, fazendo com que o inimigo pense que esta acontecendo uma coisa enquanto na realidade não: Por exemplo, se a inserção se dará pelo NORTE, a utilização de uma isca ao SUL fará o inimigo tomar aquela direção, liberando o setor de inserção.
2-Equipamento
- M4A1 (X1)
- 30Rnd. STANAG (4X)
- Smoke Granade Purple/Blue (1X)
- Smoke Grenade Green (1X)
- Smoke Grenade Red (1X)
- Smoke Grenade Yellow (1x)
- Smoke Grenade Orange (1x)
- Compass (Bússola - 1X)
- Watch (Relógio - 1X)
- Binoculars (Binóculos - 1X)
- Map (Mapa - 1X)
- GPS (1X)
- Night Vission (1x)
3-Base
3.1-Protocolo de Base
Hierarquia:
A hierarquia considerada será somente a interna.
3.2-Formações
Linha:
Emprego em Reconhecimento aéreo ou em combate aéreo a grandes distancias
Coluna:
Emprego na movimentação para inserção e ataques aéreos em unidades no solo
3.3-Comunicações
Internas:
Não necessitam de chamada, possibilitando identificação e informação diretamente em primeira instância
Externas:
Ao comunicar-se inter-comandos é necessário primeiro efetuar a chamada de comunicação e, após a passagem das informações, encerrar a chamada.
3.4-Movimentações
Baixa:
Ao conduzir a aeronave em território fora da base deve-se movimentar de forma rápida e a baixa altitude a fim de evitar ser detectado por radares inimigos.
4-Ordem
4.1-Protocolo de Ordem
4.2-Apresentação
Apresentação individual:
O combatente aos e apresentar individualmente deve se aproximar a cerca de 2 metros de distância do comandante, apresentar armas, se identificar e pedir permissão para reagrupar ou ordens;
O Combatente aguardará a resposta do comandante para descansar armas e prosseguir a destino.
Apresentação de Turma:
A turma será apresentada pelo seu comandante;
O comandante deve comandar apresentar armas à sua equipe, se aproximar a cerca de 2 metros do superior, apresentar armas, identificar-se, apresentar a turma e solicitar permissão para entrar em forma ou ordens;
O combatente deverá aguardar a resposta do comandante para descansar armas e prosseguir a destino.
4.3-Postura
Em forma:
O combatente sempre que em formação deve permanecer totalmente imóvel e atento às ordens, de prontidão para executá-las.
Em Comunicação;
O combatente deve sempre manter o silêncio no rádio e manifestar somente comunicações importantes. Em regra, solicite permissão para se pronunciar, salvo em ambiente de combate ou simulação acadêmica.
Na Chegada:
O combatente deve sempre solicitar permissão como disposto acima e nunca interromper uma comunicação contemporânea a sua chegada, para isso serve a Apresentação Individual.
Na Saída:
O combatente nunca deve sair repentinamente, salvo caso de força maior (os casos fortuitos devem ser comunicados)
Força Maior: Situação imprevisível e inevitável.
Caso Fortuito: Situação Previsível e Inevitável
Sempre comunique o comandante de sua saída, é necessário solicitar permissão para sair quando o evento for agendado, ainda que não convocado.
Operação em Andamento
O combatente nunca deve interromper a comunicação, como disposto acima, portanto deve permanecer no dispositivo de formatura e aguardar o regresso das tropas em operação.
5-Operação
5.1-Protocolo de Operação
5.2-Pré Operação
Antes de qualquer operação será feito o plano de voo.
5.3-Fogo
Fogo de Resposta:
Somente abra fogo se atirarem primeiro, salvo quando mediante ordem.
Ordem de Fogo:
A ordem será feita mediante a solicitação de suporte aéreo
5.4-Queda de Aeronave
Abatido:
O piloto quando abatido e apos ter sobrevivido a queda da aeronave, perde a comunicação via radio e devera voltar para a base por meios de sobrevivencia sem efetuar comunicaçao por radio. Se por acaso existir uma equipe de busca e resgate o piloto devera efetuar comunicação visual por meio de granadas de fumaça.
5.5-Transporte
Assa Fixa:
O transporte de tropas por assa fixa devera ser efetuado pelo AC-130 ou MV-22.
O AC-130 devera ser usado para deixar transporta tropas de um aeroporto ao outro ou Transporta tropas para zona de salto.
O MV-22 sera usado no transporte de tropas para zona de salto ou inserção/extração em zonas vermelhas com anti-aéreos
Assa Rotativa:
O transporte de tropas por assa rotativa devera ser efetuado MH-60 ou UH-1Y.
O MH-60 é uma helicóptero médio capaz de transporta 16 combatentes para inserção/extração em zonas vermelhas sem anti-aéreos, o MH-60 pode providenciar também cobertura aérea para as tropas em solo
O UH-1Y é uma helicóptero médio leve capaz de transporta 8 combatentes para inserção/extração em áreas pequenas, capaz de realizar inserções/extração rápidas de tropas. Deve-se evitar seu uso em zonas vermelhas.
6-Zoneamento
6.1-Protocolo de Zoneamento
Zona Verde:
São zonas seguras, livres de qualquer contato.
Zona Amarela:
Zonas de contato mas ainda não em combate
Zona Vermelha:
Zona de Combate. A zona amarela se torna vermelha quando do inicio do combate e se estende conforme ocorrer o combate.
7-Veículos
7.1-Protocolo de Veículos
7.2-Proteção
Quando encarregado de fazer a cobertura aérea o helicóptero devera circular a tropa a fim de manter um avanço seguro das tropas em solo.
Na hora de fazer a inserção/extração por assa rotativa em zona vermelha devera sempre ser realizada por 2 helicópteros, enquanto 1 pouso para embarque/desembarque das tropas o outro fica no ar logo acima dando cobertura.
7.3-Desembarque
O desembarque deverá observar a cobertura dos edifícios ou arvores; Nunca o veículo irá parar totalmente: O desembarque será em uma curta janela de tempo em baixa velocidade através do Eject.
7.4-Cobertura
A cobertura a uma inserção/extração deve ser feita com um helicóptero circulando em volta do helicóptero em solo num raio pequeno.
7.5-Estacionamento
Os veículos aéreos devem ser estacionados na grama fora da área de táxi da base sempre com o bico em direção a pista. Apenas será usada a pista de táxi para estacionamento momentâneo no caso de embarque/desembarque de tropas.
8-Comunicação
8.1-Protocolo de Comunicação Visual
8.2-Codificação
Granada Verde: Zona Segura
Granada Amarela: Zona Amarela
Granada Vermelha: Zona de Combate
Granada Laranja: Zona não reconhecida
Granada Roxa/Azul: Posição de Tropas Aliadas
Redefinições:
A codificação das cores poderá ser redefinida durante o planejamento da operação; A validade da redefinição encerra ao fim da missão.
8.3-Emprego
Sinalização de Zoneamento (Verde, Amarela e Vermelha):
Emprega-se a sinalização de zoneamento para sinalizar às outras tropas a situação do local.
Sinalização de Tropas Aliadas:
Emprega-se a sinalização de tropas aliadas para sinalizar às outras unidades, principalmente de apoio, a posição das tropas que receberão apoio e/ou reforços; Utilizado também para sinalizar ponto de extração.
Sinalização de área Não Reconhecida:
Emprega-se a sinalização de não reconhecimento para que as tropas permaneçam alertas e, logo que possível, reportem a situação de reconhecimento do local; Também será utilizada para comunicar outras tropas de que esta sob fogo mas não identificou a posição dos inimigos.
Apoio de Fogo:
Para sinalizar a posição de inimigos deverá ser utilizada a granada vermelha, pois é o sinalizador de combate.
8.4-Granadas Luminosas
Zoneamento:
Serão empregadas no período noturno para sinalizar zoneamento e leitura da situação de forma ampla.
Codificação:
- Verde = Zona Segura
- Laranja = Zona de Risco: Sem reconhecimento, mas com possíveis/prováveis contatos.
- Amarela = Zona de Contatos
- Vermelha = Zona de Combate
- Azul/Roxa = Tropas aliadas ocupando o local
Everson- [COA] Tenente
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/04/2014
Ficha Militar
Nome de Guerra: Everson
Patente: Tenente Aviador (COA)
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